Conheça seis maneiras de manter sua piscina segura

Ter uma piscina em casa é uma delícia! Além de uma ótima opção de lazer, é refrescante, relaxa o corpo e ajuda a atravessar o calorão.

Mas para combinar diversão com tranquilidade, é possível instalar equipamentos de proteção que evitam acidentes com crianças, animais ou idosos.

Veja o que fazer:

1 . Grades

São obrigatórias em piscinas públicas, mas podem ser usadas em casa. O ideal é que elas sejam colocadas logo que a instalação da piscina for concluída. A grade vai impedir que crianças ou animais de estimação caiam acidentalmente na água. Elas devem ter um portão com trava e, no mínimo, 1,5m de altura. Apesar de sua instalação ser mais trabalhosa, ela é bem prática para o dia a dia.

2. Redes

As boas redes de proteção existentes no mercado são fabricadas para resistir aos agressores externos como cloro, sol e chuva.

Elas são presas por ganchos ao redor da borda e devem ser retiradas ao usar a piscina.

São uma boa opção para evitar acidentes, porém dão um pouco de trabalho para serem retiradas e recolocadas a cada uso da piscina.

VEJA TAMBÉM: QUAL A PROFUNDIDADE IDEAL PARA MINHA PISCINA?

3. Capas e lonas

Também podem servir para prevenir acidentes, porém são mais indicadas para evitar o acúmulo de sujeita como folhas e insetos. Além disso, as térmicas são usadas para manter a água aquecida.

O problema das lonas é que as crianças e animais podem se sentir tentados a caminhar sobre elas e, em caso de acidentes, nem sempre é possível saber o que está acontecendo debaixo delas.

As boas lonas devem cobrir toda a área da piscina, até as bordas, e suportar um peso de pelo menos 120 quilos.

4. Tampas de proteção

Usar tampas de proteção no dreno, que fica no fundo da piscina, é uma atitude simples, porém muito eficaz para prevenção de acidentes. Ela evita que as pessoas fiquem presas ao serem puxadas pela força de sucção do dispositivo de aspiração.

5 . Pisos antiderrapantes

São fundamentais para evitar quedas acidentais no chão, próximo à borda ou mesmo dentro da piscina. Lembre-se de que esta é uma área que está sempre molhada, e o uso correto do revestimento vai proteger pessoas e animais de acidentes. Existem no mercado pisos especialmente desenvolvidos para o uso na borda de piscinas.  

6 . Outras dicas:

  • Ensine seu filho a nadar! Assim, se houver uma queda acidental na água, ele saberá chegar à borda;
  • Tenha em casa equipamentos de segurança como boias de braço e colete salva-vidas;
  • Instale uma escada de degrau duplo; ela facilita a entrada e a saída da água, prevenindo acidentes.

Gostou das dicas? Faça um checklist e veja se você está adotando todas estas medidas de segurança! Assim você e sua família aproveitam todos os benefícios da sua piscina com mais tranquilidade! 

Acompanhe em nosso blog dicas sobre cuidados, manutenção e instalação para sua piscina!