Nadar no inverno é tão saudável quanto nadar no verão.

Na temporada de frio, muita gente interrompe as atividades físicas, principalmente a natação e a hidroginástica. Mas isso acontece pela falta de informação sobre a importância de se dar continuidade, durante o ano todo, inclusive nos dias mais frios, às atividades físicas.

Sabe-se ainda que existe o fator “preguiça de inverno”, mas vale lembrar que, nessa época do ano, nosso organismo necessita de mais energia para manter o aquecimento corporal e, consequentemente, acabamos nos alimentando mais, levando assim, ao aumento do peso corporal total.

Praticar natação no verão ou no inverno traz os mesmos benefícios para a saúde. É interessante registrar que nadar no inverno torna nosso organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura. Porém é importante se cuidar, levando chinelos e roupão ou toalha à beira da piscina, para proteger-se e amenizar a sensação de frio.

A Kisol levantou os vários benefícios proporcionados pela prática da natação para você não abandonar essa atividade no inverno. Confira a seguir.

Melhora o sistema cardiorrespiratório:

Praticar natação protege o coração de diversas doenças. O esporte aumenta a produção de óxido nítrico que gera a vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea: mais sangue chega ao coração, as paredes do músculo cardíaco dilatam com facilidade e o batimento cardíaco fica mais estável. Dessa forma, a natação fortalece o coração e ajuda a diminuir problemas de pressão alta, prevenir a aterosclerose caracterizada pelo entupimento das artérias, dentre outras doenças coronárias.

Praticar natação auxilia também no tratamento de doenças respiratórias. Quem sofre com bronquite, asma e alergias pode sentir uma enorme melhora após a prática regular dos exercícios na água. A natação trabalha bastante a respiração e fortalece o pulmão. Além disso, diminui o ressecamento das vias aéreas nos períodos de baixa umidade.

Melhora a força e a resistência muscular:

A natação aumenta a força e o tônus muscular porque, além de exercitar todos os músculos do corpo, é uma atividade realizada dentro da água que oferece grande resistência ao nadador. A melhor maneira de fortalecer a musculatura é por meio da resistência e a água é mais resistente do que o ar, tornando a natação um esporte que gera resultados bem mais satisfatórios do que correr e andar de bicicleta, por exemplo.

Melhora a postura e a coordenação motora:

A prática da natação pode fortalecer e alongar a musculatura e, assim, auxiliar no tratamento ou prevenção de problemas posturais e ortopédicos.

As articulações e os ligamentos também são beneficiados por esse esporte, pois ficam bem mais flexíveis e não sofrem muito impacto, prevenindo lesões, contusões e surgimento de doenças, como a artrite.

Melhora o estresse e a autoestima:

A natação também proporciona relaxamento e alívio do estresse e da tensão, tanto muscular quanto psicológico. Os exercícios liberam endorfina no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade e a depressão. Já a necessidade de conciliar os movimentos e a respiração, durante os exercícios, exige alto nível de concentração e faz com que o nadador pense apenas no seu corpo, possibilitando esquecer os problemas e preocupações do dia a dia.

A natação ajuda a queimar calorias e perder peso. Além de ajudar a eliminar as gordurinhas do corpo, oferece sensação de leveza e de liberdade que contribui para o aumento da autoestima.

Depois dessas informações, não há mais desculpas para deixar de nadar no inverno, não é mesmo? Todo exercício é válido e melhora a qualidade de vida! Principalmente em época de frio, quando os hábitos saudáveis de vida (alimentação e exercício) são ainda mais valiosos para aumentar a resistência física e emocional.

Vale a pena desfrutar de sua Kisol não apenas em dias quentes. Exercite-se e cuide de sua saúde também no inverno!  

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e dicas para aproveitar bem a sua Kisol!