Dependendo da região em que você mora, a manutenção contínua da sua piscina pode ser necessária o ano todo, independente de você usar ou não a piscina.
Sim, as temperaturas da água são frias, os ângulos dos raios UV são baixos e sua piscina pode não ter muita utilização; porém, sua bomba, filtro, aquecedor e outros equipamentos são funcionais e precisam ser observados.
Quando finalmente chegar o verão com a reabertura da piscina, você não vai querer descobrir que o casco e os equipamentos estão danificados e inutilizáveis. Ao realizar pequenas tarefas semanais de manutenção, como equilibrar a química da água, você pode economizar em reparos e substituições grandes e demoradas.
Para evitar este tipo de problemas inesperados, siga estas sete dicas de cuidados com a piscina durante inverno:
1. Fique de olho na sua piscina
Se sua piscina estiver coberta, lembre-se de remover periodicamente quaisquer detritos em cima da cobertura e, sempre fique de olho embaixo dela para garantir que você não tenha surpresas indesejadas por lá.
Além disso, o vento ou as geadas que vêm com o inverno podem sobrecarregar sua capa, portanto, certifique-se de que sua capa, acessórios, bolsas de água e âncoras de gramado estejam firmemente fixadas para que não se soltem.
2. Equilibre a química da água
O equilíbrio da química da água não é tão exigente quanto pode parecer, mas é uma parte crucial da proteção do investimento em sua piscina ou spa. Se o pH, a alcalinidade, o ácido cianúrico e a concentração do cálcio estiverem fora da faixa padrão por um longo período de tempo, isso poderá causar estragos no equipamento e na superfície da piscina.
No inverno, você deve equilibrar o pH da água da piscina semanalmente, no mínimo. Recomenda-se aos usuários de spa que verifiquem a química da água a cada dois ou três dias. Além disso, use um algicida para matar as algas existentes e evitar novas flores durante o inverno. Seus níveis de desinfetante podem ser reduzidos durante os meses de inverno, mantendo o equilíbrio adequado da química da água.
3. Verifique seu equipamento
Mesmo quando a piscina está coberta e não está em uso, sujeira, pólen e outros contaminantes ainda podem entrar na água. Portanto, lembre-se de ficar de olho no medidor de filtro, realizar a lavagem em retrolavagem e limpar o filtro de acordo com as recomendações do fabricante.
Além disso, não se esqueça de verificar a bomba da piscina, o aquecedor e o encanamento exposto para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e sem vazamentos.
4. Cuidado com o tempo frio
Se você estiver em uma região de muito frio, fique atento: se a água for deixada em seu equipamento durante o inverno, poderá congelar e expandir a água arruinando seu equipamento e encanamento. Portanto, lembre-se de vigiar a proteção contra congelamento para garantir que o equipamento da sua piscina tenha circulação quando as temperaturas caírem. Isso pode ajudá-lo a evitar reparos caros de equipamentos ou encanamentos congelados.
5. Limpe detritos indesejados
À medida que os detritos se acumulam, lembre-se de esvaziar seus cestos de escumadeira, cestos de bomba, recipientes para limpeza de chão e sacos de limpeza. Isso manterá a água e o equipamento mais limpos, além de facilitar sua vida na primavera.
6. Limpe as superfícies da sua piscina
Manter paredes limpas, pisos e outras superfícies da piscina impedirá o crescimento de algas. Escovar, aspirar e escovar detritos orgânicos semanalmente é um ótimo hábito de cuidado com a piscina fora da estação que poupará tempo lidando com uma água verde e suja na primavera.
7. Monitore seu nível de água
Sempre verifique se o nível de água da sua piscina está correto para proteger sua bomba e manter a piscina preparada. O nível correto de água da piscina pode depender do clima em que você vive. Se você mora em um ambiente mais quente, que não experimenta temperaturas baixas, a água da piscina deve quase ficar cheia até o topo durante o inverno. No entanto, se você estiver localizado em um ambiente frio, a água da piscina deve estar de 15 a 20 cm abaixo da borda nos meses de inverno.
Dedicar um pouco de tempo aos cuidados com a piscina fora de temporada causará impacto positivo na abertura da piscina na primavera e no verão.
Lembre-se sempre de buscar profissionais e lojas especializadas para te ajudar na manutenção de sua piscina durante o ano todo.