Nesse calorão nada melhor do que um bom mergulho na piscina certo? Só que para aproveitá-la da melhor forma possível, é preciso ter alguns cuidados com a manutenção. Assim ela vai durar mais e você vai garantir a saúde da sua família. Saiba o que fazer!
Todas as piscinas, independentemente do material de que são feitas, seja fibra, pastilhas, vinil ou concreto precisam de alguns cuidados.
1 – Limpeza. Para que sua piscina permaneça limpa, é preciso que o conjunto filtrante esteja em bom funcionamento. Verifique também se o elemento filtrante, nesse caso a areia, esteja limpa e no nível correto. Além de deixar a água limpa, esses cuidados também podem evitar o aspecto de sujeira e escurecimento das paredes internas junto a lâmina d’água, causado principalmente pela gordura corporal e filtro solar dos usuários.
2 – Tratamento químico. Muitas pessoas acham que basta tratar a água com cloro que está tudo resolvido. Mas não é bem assim. É preciso cuidar para que o PH da água fique sempre dentro da faixa IDEAL que é de 7,4 a 7,6 para não haver desequilíbrio na água. Também é preciso controlar a dureza cálcica da água, um tipo de sal que adere nas paredes da piscina.
Esse tratamento pode ser feito através de produtos químicos como bicarbonato de sódio ou ácido muriático. Mas atenção! Antes de misturar qualquer produto na água siga as recomendações do fabricante.
3 – Esvaziamento. Evite a todo custo esvaziar completamente sua piscina de fibra. Mas se for inevitável, cuide para que você tenha um bom sistema de drenagem e escoamento que leve a água para longe. Isso porque se a água drenada ficar muito próxima à piscina, pode haver o risco de infiltração. Isso pode levar à perda da pressão e a movimentação da piscina.
4 – Brilho. Com o passar do tempo as piscinas de fibra podem perder o brilho. O tempo em que isso leva para acontecer varia muito e depende da quantidade e do tipo de produtos químicos utilizados no tratamento da água.
Para que ela fique sempre bonita, basta baixar o nível da água aproximadamente de 20 a 30 centímetros e polir as paredes internas da lâmina d’água para cima, incluindo a borda externa. Assim, a parte visível que sofre mais com os efeitos do sol e da sujeira ficará sempre bonita.
Este é o grande diferencial da piscina de fibra. A de vinil não pode ser polida e a de pastilhas precisa de uma lavagem completa.
Gostou das dicas? Então mantenha sua piscina sempre limpa e em bom funcionamento e aproveite todo o lazer que ela pode lhe dar!